Photobucket - Video and Image Hosting

UEFA elogia adeptos do Vitória!



É certo, e mais que sabido que os adeptos Vitorianos são um caso à parte no futebol Português. Pelos números que impressionam, mas sobretudo pela enorme dedicação e amor clubístico. Toda a envolvência da cidade e das suas gentes para com o clube é qualquer coisa de muito especial que ainda nenhum sociólogo conseguiu explicar e arranjar uma tese plausível.

Já por mais do que uma vez, alguns jornalistas (não jornaleiros como o alguns) ilustraram de formas bonitas e agradáveis este mesmo facto social. Desta vez quem faz referência ao Vitória e mais propriamente ao fervor dos seus adeptos foi, sem mais nem menos a UEFA, o órgão máximo do futebol na Europa. Este texto é assinado por Vitor Santos, e sem dúvida alguma merece os nossos louvores. Quando esta semana fomos confrontados com algumas barbaridades de um “jornaleiro” que recorreu a meios alternativos ao jornal para nos ofender e tirar partido disso, nada melhor que um texto como este, escrito por um verdadeiro jornalista para reavivar ao país quem são os melhores adeptos do mundo. Ficam aqui alguns extratos:

"A paixão dos adeptos do Vitória de Guimarães ultrapassa tudo o que se julgava possível, sobretudo após a queda do clube minhoto no segundo escalão do futebol português. Na noite de sexta-feira, 30 de Março, por ocasião da visita do Leixões ao Estádio D. Afonso Henriques, as bancadas encheram-se com 24,853 espectadores, registo recorde em partidas da II Liga. O anterior máximo na competição também pertencia ao Vitória e fora consumado duas semanas antes, na recepção ao Gil Vicente, com mais de 20,000 espectadores nos degraus do anfiteatro vimaranense. Um caso raro de amor, sem paralelo em Portugal fora do universo dos três gigantes, FC Porto, Benfica e Sporting."

"Na temporada 2005/06, o Vitória alcançou a fase de grupos da Taça UEFA. Curiosamente, acabaria despromovido no final da época. O novo presidente entende que o lugar do Vitória deve ser “entre os cinco primeiros classificados da Liga portuguesa”. O dirigente partilha a fé dos adeptos e acredita que, no final da época, haverá motivos para o champanhe imperar em Guimarães. “Não nos passa pela cabeça não subir este ano. É perfeitamente possível e temos de acreditar até ao fim”. Mas Emílio Macedo quer mais: “Uma vez no primeiro escalão, vamos trabalhar para o regresso às competições europeias. A grandeza da instituição não nos permite pensar de outra forma. O Vitória é um clube de dimensão europeia", assinala."

"Há, contudo, uma certeza. Avaliando os cordões humanos, as enchentes no estádio e a alegria das cinco centenas de jovens que despontam nos escalões de formação, percebe-se que, esteja onde estiver, é impossível extinguir a chama da onda branca - o Vitória nunca caminhará sozinho."

Podem ler o texto na íntegra aqui!

Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 4/05/2007 09:58:00 da tarde,

0 Vitorianos disseram que...

Enviar um comentário

<< Página Principal

Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting