Photobucket - Video and Image Hosting

O povo é quem mais ordena!

Decorreu na passada sexta-feira mais uma sempre movimentada e agitada Assembleia Geral do Vitória. O acto realizou-se no pavilhão do Vitória situado no Complexo Desportivo. Na ordem de trabalho constavam seis pontos: Aprovar as acatas das Assembleias anteriores, Aprovar o orçamento para esta nova época que se avizinha, Aprovar o relatório de contas da época 2005/2006, Aprovação de uma proposta da Direcção do Vitória, Aprovação do Conselho Vitoriano. Como sempre acontece o último ponto foi para discutir assuntos de interesse do clube.

E Guimarães continua a mostrar-se como um caso à parte no futebol português. À boa maneira do 25 de Abril os adeptos Vitorianos mostraram que neste clube o povo é que dita as regras. Neste clube os associados são uma força de expressão. Neste clube, toda e qualquer decisão passa pela voz dos adeptos. E na sexta-feira passada mais uma vez foi assim. Como era sabido Emílio Macedo da Silva iria fazer uma proposta para a implementação de três bilhetes extra para três jogos da Liga ao preço de 10€. Pois bem mesmo antes de ser posta à votação os associados do clube fizeram questão de deixar bem vincada a sua posição. Mais do que uma vez no início da referida Assembleia Geral ouviu-se o grito “Não pagamos, não pagamos!”. Emílio Macedo da Silva revelou não ser hipócrita e muito inteligente. Percebeu a mensagem dos associados e perante os factos nem sequer pôs a referida proposta à votação. Ou seja. Continua tudo como dantes. Os cerca de 1 milhar de associados presentes fizeram a sua parte. Mostraram a sua opinião. A direcção do clube entendeu como refere o presidente: “Não fiquei satisfeito porque esta era uma verba importante, destinada à diminuição do passivo. O aumento das quotas seria mais doloroso para os associados, porque teriam que as pagar todos os anos e esta medida era apenas para esta época. Agora, teremos de optar por outras soluções. Não vou baixar os braços, mesmo sabendo que havia uma acção concertada para não deixar levar isto avante.”

Quanto aos restantes pontos da ordem de trabalhos, todos foram cumpridos sem grandes sobressaltos tendo todos os pontos postos à votação sido aprovados por maioria. Foram aprovadas as actas das Assembleias anteriores, foi aprovado o orçamento para a época que se avizinha e foi também aprovado o novo Conselho Vitoriano. Há que lamentar a falta de civismo de algumas pessoas. Em todos os actos deste género há associados que pura e simplesmente não podem exprimir a sua posição e exprimir a sua posição. Começa já a ser normal este tipo de coisas. A forma como a cidade vive o clube faz com que os nervos andem à flor da pele nestas ocasiões.


Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/28/2007 09:19:00 da tarde, ,



E neste terceiro texto continuo na temática financeira do Vitória. Todos sabemos que o mais normal do adepto de futebol é pensar única e exclusivamente na vitória do seu clube, na conquista das vitórias jogo após jogo, no atingir dos objectivos desportivos da época. Mas cada vez mais, os clubes caminham, e parece-me quase inevitável, para a empresarialização. Ou seja, a criação de um modelo organizativo, económico-financeiro e desportivo centrado no sócio e assente na eficiência da gestão. Basicamente, é fulcral juntar as finanças e o plano desportivo, num objectivo comum. E compreendo que para muitos, isso acabe por desvirtuar a essência do jogo em si! O Vitória tem usado o seu site oficial como um excelente meio comunicação com os sócios, e voltou a fazê-lo para apresentar o orçamento para a nova época. Apesar de não ser uma SAD, esta direcção decidiu apresentar como será gerido o dinheiro do clube na próxima temporada. A continuação do texto retira algumas ideias sobre a leitura dos dados apresentados.

Um orçamento não são apenas números. São apresentadas logo no seu início as ideias base para a nova época, das quais destaco: gestão profissionalizada servindo de suporte às decisões de topo, estratégia ambiciosa e dinâmica no Marketing fomentando a ligação com as empresas da região, criação do museu Vitória, do jornal “Vitória”, da marca “Vitória” e da rentabilização dos espaços vazios do seu estádio. Dos números propriamente apresentados, começo por realçar o aumento em quase 45% do total dos proveitos. Umas da mais importantes rubricas do exercício, e que aumenta a partir da Televisão e da Publicidade. Aquilo que todos sabem, e parecem assobiar para o “ar”. O futebol português não sobrevive sem estes dois meios, e daí a sua posição previligiada na orgânica nacional desportiva. Depois destaco, que os Custos com Pessoal, desde jogadores a administrativos, não chega a representar 50% dos proveitos totais, ou seja, o Vitória apresenta um dos mais baixos rácios, o que é óptimo. Obviamente, normalmente a qualidade dos jogadores está relacionada com os seus vencimentos. Mas não se pode fazer vida de filho rico, com “pai” pobre. A título de exemplo, o Porto, que tem o maior rácio da superliga, no ano anterior ao que terminou (último estudo conhecido) apresentou um rácio de 127%!!! Mas lá vão conquistando títulos para calar algumas bocas adversas. Depois há uma quantidade rubricas díficeis de perceber se são elevadas ou não, parecem-me controladas, dado não se conhecer a actividade por dentro do clube. Rubricas essas denominadas por FSE, onde incluímos água, electricidade, gás, comunicação, honorários e etc. Para terminar, a leitura dos números, termino com os Custos Financeiros que são elevados, qualquer coisa como 463.000 €, que proveêm de empréstimos de elevadas quantias, contraídas em tempos de vacas magras e que foram muito mal utilizados pelas direcções anteriores. Serviram para tudo, menos para ajudar o clube.

O que me parece mais importante de realçar, e concordando-se ou não com algumas das medidas desportivas desta direcção, e que ainda são poucas, é que é evidente que há uma tentativa de devolver o clube aos adeptos. De lhes dar a conhecer a verdadeira situação do mesmo. Só assim, os Vitorianos poderão avalizar qualquer direcção, juntando-lhes a isso, o factor desportivo que se impõe que cada vez seja maior. Os adeptos conhecem bem os jogadores, são treinadores de bancada todas as semanas, e ao mesmo tempo são capazes de julgar, utilizando estes mecanismos, e perceber qual o rumo que o clube financeiramente está a seguir. E no final do ano, cá estaremos para medir se o que é prometido foi cumprido, porque só assim faz sentido apoiar as direcções que estão à frente dos destinos de um clube como o Vitória.

Pedro Varela

Etiquetas: ,

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/28/2007 08:55:00 da tarde, ,

Mais dois reforços


O Vitória apresentou esta tarde mais dois reforços para o plantel que irá disputar a Liga Bwin da época 2007/2008. Emílio Macedo da Silva, como sempre acompanhado pelo vice-presidente Paulo Pereira, apresentaram esta tarde no D. Afonso Henriques o médio João Alves e o ponta de lança Felipe.

Era grande a azáfama nos arredores do estádio D. Afonso Henriques esta tarde. As apresentações anunciadas de dois jogadores fizeram algumas centenas de adeptos deslocar-se ao estádio para tomar o pulso aos novos reforços. Se a estas movimentações ocasionais resultantes desta apresentação juntarmos a normal correria ao showroom para aquisição dos lugares anuais dá para perceber que foi agitada a tarde na Cidade-Berço.

Os reforços:

João Alves:

A novela João Alves já vinha a “arrastar-se” na comunicação social há uns dias. Foram várias vezes noticiados avanços e recuos. Contudo João Alves vem mesmo para Guimarães e para o Vitória assinando um contrato válido por três épocas. Como referiu o presidente do Vitória, não foi nada fácil a transferência do médio para Guimarães, visto que o Vitória não estava sozinho na corrida pelo concurso do jogador. “Não foi fácil garantir o João Alves, houve uma disputa bastante grande entre o V. Guimarães e o Sp. Braga, mas prevaleceu a vontade do jogador, que assina por três anos.” João Alves é natural de Chaves e foi em Braga que despontou o interesse do Sporting. Contudo a sua passagem por Alvalade não foi muito feliz uma vez que o centro campista teve poucas oportunidades. João Alves já afirmou que vem para um grande clube, o quarto a nível nacional, e que espera voltar a ter a alegria de jogar futebol.

“Quero agradar às pessoas, venho para dar tudo pelo Vitória, porque a grandeza do clube impressionou-me. A força com a direcção me abordou pesou muito na minha decisão. Espero voltar a ter confiança e ser feliz. Venho com a ambição de jogar com mais regularidade.”

Felipe:

Paulo Pereira há muito que se sabia, esteve no Brasil em busca de um homem para o ataque Vitoriano. Em Portugal as alternativas para este sector do terreno são bastante curtas ou nulas pelo que o Brasil é sempre um local apetecível. O escolhido foi Felipe. Foi já referido que Felipe é avançado, conta com 27 anos de idade e já conquistou a Copa do Rei pela selecção de sub-20 do Brasil juntamente com nomes como Ronaldinho Gaúcho ou Júlio César. Felipe mostrou-se impressionado com a estrutura do clube.


“Estou muito feliz, sei que o clube tem uma claque forte, que marca sempre presença nos jogos e espero corresponder com golos. É um sonho realizado, vir para uma grande equipa da Europa. Espero ter o mesmo sucesso que tive no Brasil. É um clube que disputa os primeiros lugares e vim para lutar por títulos. Espero fazer uma bela temporada. Ao chegar aqui, vi que o Vitória é mais do que imaginava.”


Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/28/2007 07:11:00 da tarde, ,

Época 2006/2007 em revista.

Terminou o pesadelo, mas foi mesmo um inferno a passagem do Vitória pelo segundo escalão do futebol Nacional. Porém, foi um inferno “passageiro” e com final feliz. Poucos seriam os que tinham a real noção do que seria verdadeiramente a queda do Vitória á Liga Vitalis.

Agora que a época terminou é hora de fazer o balanço do que de bom e mau se fez nesta época. Muitos poderão pensar que esta época é para esquecer, mas muito pelo contrário. É imperial lembrar e relembrar esta época para que estes erros não voltem a acontecer no futuro.

Por isso, preparamos um pequeno balanço da época que agora terminou. Neste balanço incluímos um pequeno resumo da época, as contas finais da época com um completo quadro com a classificação e outros dados da Liga Vitalis, uma pequena análise individual ao plantel entre outras coisas. Dá uma espreitadela e faz o teu comentário à época que findou.

Época 2006/2007 em revista!

P.S-Para que fique mais visível este balanço da época, ficará durante algum tempo na entrada principal do blogue uma ligação a este post. Para aceder basta clicarem na pequena imagem que ilustra este post e se encontra na coluna central do blogue. Como este projecto é amador e o tempo não dá para tudo tentaremos fazer ainda algumas actualizações a este post. Se quiserem acrescentar mais algum ponto ou assunto de interesse relativo a esta época teremos todo o gosto em acrescentar aqui. Para isso basta mandarem para o nosso mail (vgsempre@hotmail.com).

Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/27/2007 06:51:00 da tarde, ,

Quatro parceiros apresentados.

O Vitória apresentou quatro parceiros, que vão trabalhar com o clube. Três destes parceiros eram já conhecidos e num dos casos é apenas a renovação de contrato. As empresas em questão são: Popp Design, Lacatoni, Cybercentro e OpenVision. Estes acordos foram apresentados oficialmente na passada sexta-feira, numa conferência de imprensa conduzida por Emílio Macedo da Silva na sala de imprensa do estádio D. Afonso Henriques.


Cybercentro: Esta parceria com o Cybercentro já não é propriamente nova. Já foi abordado aqui no VGsempre. Pode ver ou rever os pormenores desta parceria por esta ligação. Em suma, o Vitória terá um novo site que se espera mais atractivo e mais funcional com uma nova imagem, e também por outro lado a GmrTV acompanhará a par e passo o quotidiano do clube dando depois a possibilidade dos cibernautas da Cidade-Berço vislumbrarem todas as reportagens na internet no site do clube. Em troca o Vitória irá promover e publicitar a GmrTV assim como o Cybercentro no estádio D. Afonso Henriques.


Popp Design: O acordo com Pop Design não é mais que uma renovação de uma parceria que já se vem mantendo há alguns anos. A Pop design está responsável pelo design da marca Vitória. Muitos dos produtos que estão há venda nas lojas oficiais do clube tem o “cunho” desta marca. Vários cachecóis e outras peças de vestuário são desenhados exclusivamente pela Pop design para o Vitória. A parceria foi do agrado da actual direcção e é para manter. Agora a referida empresa receberá uma avença mensal ao contrário do anterior contrato celebrado.


Lacatoni: A Lacatoni também já há muito que havia sido anunciada, mas só agora foi apresentada oficialmente. A parceria entre o Vitória e a Lacatoni numa primeira instância não foi muito bem recebida em Guimarães. Habituados a grandes marcas de prestígio internacional a patrocinar o Vitória nos últimos anos tais como a Adidas ou a Kappa ou mesmo na época passada a Umbro os Vitorianos viram esta parceria como uma regressão. Para ajudar à “festa” o facto desta empresa ser sedeada em Braga também não reuniu as simpatias dos adeptos da Cidade Berço. Contudo Emílio Macedo da Silva afirmou que este foi um negócio vantajoso para o Vitória. Pela primeira vez os equipamentos foram desenhados exclusivamente pelo Vitória sendo que o clube detém a exclusividade desta linha. Quando os clubes são de maior nomeada também as marcas se rendem a maiores exigências. Recorde-se que na época passada o Braga que também é equipado pela Lacatoni jogava com equipamentos vulgaríssimos, sendo mesmo iguais aos de clubes como o Taipas. Para o Vitória a Lacatoni mudou radicalmente de estratégia. Para além de um design próprio e inovador também os tecidos que vão compor os novos “fatos” do Vitória serão inovadores. A Lactoni em conjunto com a Universidade do Minho fizeram vários estudos tendo em vista a confecção de um tecido inovador nunca antes utilizado em Portugal. A qualidade do material não podemos mostrar, mas a estética podemos fazer chegar até vós. A imagem que ilustra este texto é alusiva aos equipamentos oficiais do Vitória para a época 2007/2008. A foto foi “roubada” ao blogue Pontapé na Lógica. Se quiserem ver os equipamentos in loco basta dirigirem-se ao Showroom no estádio D. Afonso Henriques.


Open Vision: A parceria estabelecida com a Open Vision é que é novidade. De acordo com Emílio Macedo da Silva esta empresa vimaranense e Vitoriana colocará da sua responsabilidade e aos seus encargos um painel electrónico na bancada Norte do D. Afonso Henriques. O placard terá cerca de 30 metros quadrados e será uma fonte de rendimentos ao nível de publicidade. O placard que agora está na bancada Topo Norte será transferido para a Topo Sul. Das receitas provenientes da publicidade no referido placard apenas 25% serão para o Vitória. Isto porque o Vitória não terá qualquer custo com este equipamento.

Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/27/2007 06:10:00 da tarde, ,

[#16] Prioridades




Etiquetas:

Publicado por mike shinoda @ 6/26/2007 11:39:00 da manhã, ,

Proliga 2006/2007 - Final do Play-Off

Jogo 3 - Sábado, 23 de Junho de 2007

Pavilhão Serafim Marques -17 horas

Sampaense 78 - 83 Vitória/M Couto Alves

Começou o jogo e logo ali ficou patente a forma como as equipas se iriam entregar ao desafio. Um Sampaense atrevido e nervoso, um Vitória/M Couto Alves mais relaxado e na expectativa. O equilibrio foi uma constante nos minutos iniciais, e o marcador foi reflexo disso mesmo até os 12-11. Nesta altura o Vitória/M Couto Alves facilitou um pouco e os de S.Paio de Gramaços não se fizeram rogados e passaram o resultado para 17-11, que logo de seguida saltou para 21-14. Fernando Sá sentia o perigo e chamava a atenção para os seus atletas, pelo que, depois de rectificadas posturas defensivas, o Vitória/M Couto Alves conseguiu reduzir para 21-18. Pouco depois chegava ao fim este primeiro parcial com o marcador em 26-19. Os da casa comandavam mas sem terem o seu jogo muito assente.

Entra melhor no 2º período o Vitória/M Couto Alves. Os jogadores vitorianos quase empatam logo nos minutos iniciais, 28-24, mas o Sampaense faz pela vida e afasta-se de novo, 34-26. Seguem-se uns minutos de fraco basquetebol, com muito erros e o marcador a avançar com dificuldade. Apesar de conseguir vencer este parcial, 13-17, o Vitória/M Couto Alves não atinge o intervalo com o marcador a seu favor, 39-36. Os vitorianos mantinham assim a pressão sobre os adversários que nunca se sentiram seguros. Do lado Sampaense Carlo White marcava a diferença pelo seu poder nas tabelas, enquanto nos vimaranenses era Ije Nwankwo que fazia mossa com o seu forte jogo interior.

A pausa para o descanso foi muito boa conselheira para os pupilos de Fernando Sá. Mesmo que nos instantes iniciais deste 3º período o marcador apontasse para mais uma vantagem de 7 pontos para os da casa, 47-40, o Vitória/M Couto Alves soube reagir, de tal forma o fez que passou a liderar o resultado, 47-50. Este parcial de 10-0 foi um primeiro aviso ao Sampaense. O sinal que do lado vitoriano a intenção era resolver neste jogo esta final ficou aqui mais que evidente. Nas hostes do Sampaense o sistema nervoso estava "a mil" e o facto de ver os vitorianos passar para a frente no marcador causou ainda mais dificuldades. No entanto, numa atitude muito competitiva e recusando-se "atirar a toalha ao chão" ainda conseguiram fechar as contas deste 3º período com um empate, 54-54. Voltava tudo ao início...

Entrava-se na recta final, e estes dez minutos finais seriam fartos em emoções. O Vitória/M Couto Alves dispara no marcador, 54-61, e vê-se numa posição que dá conforto psicológico. O peso da pressão estava todo, e em força, do lado do adversário. Era uma luta contra duas variáveis que não conseguiam controlar, os ponteiros de um relógio e a vontade de vencer os jogadores do Vitória/M Couto Alves, nesta altura muito mais confiantes. Essa força de vontade, aliada a uma capacidade de entrega e sofrimento muito grandes, dava frutos, 58-68. Os jogadores do Sampaense, de louvar a entrega de todos ao jogo, procuraram recuperar e ainda conseguem alimentar as esperanças dos seus muitos adeptos. O marcador volta a registar uma vantagem menor para os vitorianos 68-70. Mas estava escrito que nesta partida, mesmo com toda a aplicação dos atletas do Sampaense, nunca mais estes seriam capazes de voltar a liderar o marcador. Do lado do Vitória/M Couto Alves respirava-se a certeza que esta seria a sua última vitória desta época. Sempre com muita entrega, muita energia positiva vinda das bancadas, e com o apoio de todos desde o banco de suplentes, os cinco jogadores que campo defendiam as cores vitorianas iam cimentando um resultado, que mesmo com uma vantagem escassa, ia dando para manter os da casa sem a capacidade de sonhar...71-74, 73-77, 75-79 são as marcas desse andamento até se atingir os 78-83 finais. Mais uma vez o Sampaense foi obrigado a recorrer à falta nos instantes finais e de novo desde a linha de lance o Vitória/M Couto Alves soube selar uma vitória merecida. O capitão, Carlos Fechas esteve implacável neste domínio. Estava encontrado o novo campeão da ProLiga. O Sampaense passava o testemunho e o Vitória/M Couto Alves era um vencedor sem contestação, ( 3-0 nesta final atestam isso mesmo ).

Alinharam pela equipa do Vitória/M Couto Alves :

Nº 4-Rodrigo Almeida (nj), 5-Tayron Thomas (17 pontos), 6-Nuno Pedroso (11), 7-Ricardo Pinto (2), 8-Carlos Fechas -capitão (6), 9-Pedro Tavares (3), 11-Nuno Faria (0), 12-Pedro Silva (9), 13-Sérgio Correia (11), 14-Paulo Oliveira (0), 16-Ricardo Correia (nj), 18-Ije Nwankwo (24).

No adversário do Vitória/M Couto Alves realce para Carlo White, sem dúvida uma referência da sua equipa, mas também para Miguel Barroca e Vitor Farinha, tendo este último sido um dos responsáveis pelo facto de o Sampaense ter sonhado até tão tarde na partida, (conseguiu 12 pontos no 4º período).

No Vitória/M Couto Alves o destaque terá que ser para a força do colectivo, mas com uma chamada de atenção para a dupla de americanos, Tayron Thomas e Ije Nwankwo. O primeiro porque respira confiança quando lida com a bola e o segundo pela segurança que transmite no seu jogo interior. A Fernando Sá terá que ser dado mérito pelo conjunto de atletas que reuniu, pela forma como construiu uma equipa e não um conjunto de jogadores. Este grupo foi sempre isso mesmo e funcionou como um colectivo em que as alegria e tristezas eram sempre de todos.

Uma palavra para os cerca de 120 ruidosos adeptos que foram tão longe para acarinhar esta equipa ao longo de todo o jogo. Foram muito importantes porque o desequilíbrio deste jogo também se fez nas bancadas.

Parabéns aos CAMPEÕES e que todos no clube e na cidade, desde dirigentes a apoiantes, saibam dar valor a esta conquista.

Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/25/2007 02:02:00 da tarde, ,

Injustiça...

Grande injustiça que se assistiu esta manhã no Complexo Desportivo do Vitória. O Vitória foi derrotado em casa por três bolas a zero e consequentemente perdeu o título de campeão Nacional de Juvenis para o Sporting. Teve um sabor muito amargo este resultado. Ficava bem o título ao Vitória.

Falando do jogo, ao Vitória só os três pontos interessavam. Por isso os jogadores Vitorianos entraram muito pressionantes e atacantes ao contrário do Sporting que entrou calmo e descontraído. Como diz o seu treinador da equipa sénior, com “tranquilidade”. O resultado final do encontro foi bastante pesado que pode deixar “envergonhadas” algumas pessoas, mas este sentimento só se justifica para quem olha para os números a frio sem ter passado esta manhã de Domingo no Complexo. Os miúdos Vitorianos em nada foram inferiores aos Sportinguistas. Como já era de esperar, o Sporting jogou com o resultado a seu favor pois o empate bastava enquanto que os Vitorianos jogavam contra o tempo. Na primeira parte “apenas” faltou o golo à formação Vitoriana. Sempre por cima dos acontecimentos dominou por completo as emoções do encontro obrigando mesmo o guarda-redes leonino a um punhado de defesas importantes. Contudo no segundo tempo a história foi outra. O Vitória entrou com muita ansiedade. Jogou-se mais com o coração do que com a cabeça, e o Sporting à boa maneira Italiana não desperdiçou as oportunidades. Oportunidades essas que foram praticamente oferecidas pelo nervosismo Vitoriano. Já vimos estes jovens fazer muito melhor, e o segundo golo consentido à equipa do Sporting é exemplo disso. Os centrais Vitorianos deixaram a bola bater mesmo à sua frente, e já se está a adivinhar que esta saltou deixando o atacante dos leões cara a cara com o guarda-redes Vitoriano. Um erro crasso ao qual estes jovens não nos habituaram de todo.

Contudo entre o primeiro e o segundo golo deu-se o lance do encontro: num lance de ataque e insistência Vitoriana um defesa do Sporting que estava apertado atrasou a bola para o seu guarda-redes; este com toda a normalidade agarrou a bola. Não dá direito a um livre indirecto dentro da área? Ainda com mais naturalidade a equipa de arbitragem trocou uns olhares estranhos e tudo seguiu como se uma lei do futebol não tivesse sido esquecida. Os árbitros como olharam um para o outro sem saber que decisão tomar e deixaram seguir. Quem não gostou desta atitude foram os adeptos do Vitória que protestaram fortemente tendo o fiscal de linha sido alegadamente atingido com um objecto vindo da bancada. O referido fiscal de linha correu para o centro do terreno tendo lá ficado em conferência com os restantes membros da equipa de arbitragem alguns minutos tendo sido chamado um reforço policial. Mais uma vez foi a equipa de arbitragem a incendiar os ânimos de um jogo que estava a ser muito bem disputado. Passado este episódio os jogadores Vitorianos sentiram em demasia o golo sofrido e apesar de continuarem a esforçar-se não conseguiram interromper a calma Sportinguista.

Há que levantar a cabeça e dar os parabéns aos miúdos de Alvalade que foram uns campeões com mérito. Contudo há que ressalvar que como já foi dito, este título não ficava nada mal entregue ao Vitória. E apesar da derrota o Vitória foi superior ao Sporting neste encontro como em todos que realizou no seu terreno. Vislumbra-se um futuro risonho para muitos destes atletas que demonstraram qualidades por demais evidentes.

Força Rapazes!!
Contamos convosco para o futuro!!

Vitória: Pizarro, Ricardo, Hugo, Carlos, Gonçalo, Cristiano, Fausto, Dinis, Lucas, Gaspar e Diogo Lamelas.

Claro está, como é normal não pode deixar de se falar na assistência a este jogo. Começa a ser repetitivo, mas é um facto que não pode deixar de ser ressalvado. Mais uma vez, esta manhã a correria ao Complexo do Vitória foi intensa. Mais de 4 mil Vitorianos lotaram por completo as bancadas do campo número três. Se o apoio desse vitórias onde guardariamos tantas Taças!!

Imagens: Guimarães Digital

Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/24/2007 09:22:00 da tarde, ,

Ghilas pode estar de saída

A notícia foi adiantada esta manhã na imprensa nacional, mais propriamente no jornal Ojogo e afirmada algumas horas após pela voz do presidente Emílio Macedo da Silva na conferência de imprensa desta manhã.

Como pode ler-se no referido jornal, na sua versão online “O francês Ghilas deverá deixar brevemente o Guimarães para assinar pelos ucranianos do Dniepr. Segundo O JOGO apurou, os dois clubes já chegaram a acordo, faltando apenas assinar o contrato, o que ainda não aconteceu porque o médio-ofensivo francês está de férias. Tudo indica que o jogador não irá colocar qualquer entrave à transferência, tendo em conta que são bastante vantajosas as condições financeiras que lhe são oferecidas pelos responsáveis ucranianos. As exibições de Ghilas estavam há muito a ser seguidas pelos responsáveis do Dniepr, tendo-se intensificado nas últimas jornadas da Liga Vitalis, período durante o qual confirmaram as excelentes qualidades do médio-ofensivo, autor de 12 golos no campeonato, cinco deles nas últimas seis jornadas.”

Vai deixar saudades em Guimarães o Francês de descendência Argelina. Não só pelo seu desempenho como jogador mas também pela entrega que dedicou ao clube. Apesar da curta estadia cá em Guimarães rapidamente “encarnou” a mística deste clube, destes adeptos e desta cidade. Ainda nada está confirmado nem acertado, mas a hipótese de Ghilas ser vendido é muito forte. Resta-nos dizer: Boa Sorte Ghilas!!

Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/22/2007 07:05:00 da tarde, ,

A uma vitória do título...


Pode ser produtivo o fim de semana Vitoriano. Em disputa estarão dois importantes títulos de campeão nacional. Tanto a equipa de juvenis de futebol do Vitória como a equipa principal de basquetebol podem sagrar-se campeões nacionais, bastando a cada uma delas um triunfo.

Campeonato Nacional de Juvenis:

Em juvenis, disputa-se este Domingo no Complexo Desportivo do Vitória o jogo de todas as decisões. O Vitória recebe no seu terreno o Sporting naquela que é a última jornada do campeonato. O Vitória é neste momento segundo classificado a dois pontos do primeiro que é precisamente o Sporting, o que significa que em caso de conquistar os três pontos, os Vitorianos asseguram a conquista do campeonato. Apesar de jogar em casa não se adivinha fácil a tarefa Vitoriana que tem de transpôr a já famosa escola de formação do Sporting. Como já vem sido habitual nesta fase final, as bancadas do Complexo Desportivo devem registar uma excelente moldura humana, pelo que mais uma vez o apoio do público será importante. Como já foi referido o jogo é já este Domingo, de manhã, pelas 11 horas no relvado número 3 do Complexo.

Proliga de Basquetebol:

Também a equipa principal de basquetebol do Vitória, o Vitória M/ Couto Alves está a apenas uma vitória do Título. A final fica resolvida quando uma das equipas conseguir vencer três jogos. O Vitória já venceu dois, em sua casa contra o Sampaense pelo que está agora a apenas um triunfo do título. Este fim de semana jogam-se mais dois jogos, os dois na casa do Sampaense. Caso seja necessário um quinto jogo, o que esperamos que não seja necessário, será realizado em Guimarães. O Vitória tem todas as condições para poder vir a festejar o título, e espera-se que seja já amanhã. O jogo disputa-se no pavilhão do Sampaense ás 16 horas.


Etiquetas: ,

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/22/2007 06:43:00 da tarde, ,



São duas páginas a entrevista que o Presidente do Vitória concedeu ao jornal “Record”. Obviamente, e no meu caso, sendo a primeira grande entrevista que leio onde é abordada a realidade Vitoriana, não poderia deixar passar em claro, a oportunidade de tecer pequenos comentários. Isto no momento, e é um pequeno aparte, em que Rabiola é anunciado como jogador do F.C. Porto.

Finanças

Passivo elevado a roçar os 10/11 milhões de euros, juros bancários nos 30.000 por mês e amortizações perto dos 400.000 euros. Situação catastrófica? Não. Recuperável? Provavelmente, mas não no tempo que o Presidente desejaria, nos tais 3 anos uma redução de 60% do passivo. Mesmo assim, a pergunta que eu mais gostaria de ver respondida, é como o Vitória chegou a este ponto? A resposta, ao que parece poderá chegar pela via da auditoria que este Presidente mandou efectuar para avaliar o passivo no final da era Pimenta Machado e depois de Vítor Magalhães. É altura de perceber que os instrumentos financeiros são vitais para o futebol moderno. Acresce a isto tudo, uma situação catastrófica na banca, nas palavras do Presidente “com as contas todas a zero”, e ainda com o bingo a apresentar resultados negativos. Uma certeza, ninguém levou dinheiro para casa, o clube não foi roubado, mas como bem afirmou, e pode-se dizer que até é grave o que se segue “o Vitória andou a ser gerido por funcionários”. Para finalizar, e como podemos bem afirmar, a mui nobre expressão “cereja no topo do bolo”, uma dívida à Segurança Social de 397.000 € mais juros, e uns tantos negócios que foram concretizados e não pagos, por exemplo Pelé ao Salgueiros, Sereno ao Elvas, há ainda valores em aberto por pagar. O cenário é muito negro, mas parece-me, e aqui é a minha opinão que na entrevista, e nos vários momentos que Emílio Macedo tem falado sobre a situação financeira, há um certo interesse em que o “quadro” seja muito negativo, pois em breve, há um assembleia geral, onde é importante realçar que deixaram o Vitória numa situação muito complicada. Ainda assim, descobrir os verdadeiros números é útil e acima de tudo é vital para medir o desempenho da direcção. Desta direcção. Ver o ponto de partida, e como chegar à meta. Para finalizar, algo importante para sossegar muitos dos adeptos do Vitória, é que não será alienado um único metro quadrado de património e para já não vai haver lugar a SAD “O Vitória é grande demais para ser uma quinta particular”.


Plano Desportivo

Sem dinheiro não há grandes equipas, mas sempre foi realçando que dentro do que está orçamentado, o Vitória vai construir uma equipa...competitiva. Actualmente já foram adquiridos 6 novos jogadores, uns outros tantos já despachados, fiquei com pena apenas de Rissut. Não colocou como objectivo a Taça UEFA, mas foi adiantando que se a família Vitoriana estiver unida, tudo pode acontecer. Do nosso lado, o do adepto, certamente cumpriremos o que nos pedem. Nas saídas, falou apenas de 2 jogadores que eram procurados. Um é Pelé, que afirmou “ser conhecido”, o outro levaria a pensar que seria Targino, mas vendo bem as coisas, com Rabiola a ser vendido hoje ao Porto, apesar dos 50% que o Vitória mantém nos direitos desportivos, até que poderia ser o outro jogador em questão. Pretende efectuar todas as compras na pré-época, porque considera que em Dezembro nada funciona. Não estou de acordo, acho que essa altura do ano é importante para colmatar lacunas no plantel, agora também entendo que não se devem fazer comprar se apenas o objectivo for para “dar” comissões aos agentes de futebol, quais “abutres” em redor do clube.


Marketing

O Vitória pretende atingir aos 20.000 lugares anuais, com a chegada aos 25.000 sócios, o que daria uma óptima taxa de sucesso lugar/sócio. Talvez única em Portugal. Os camarotes e os lugares VIP, geradores de receitas importantes para o clube, estão quase todos ou vendidos ou apalavrados, as bancadas do clube estarão associadas a publicidade, e bem, há que fomentar novas receitas no clube. Novos contratos com os patrocinadores do clube. E partir sempre da velha máxima, com dinheiro gerar dinheiro. E por fim, o polémico encaixe de perto de 500.000 € que o clube prentende efectuar através dos 3 bilhetes que terão de ser pagos pelos sócios como um extra, e que terá de passar em Assembleia Geral. Compreendo a indignação de alguns sócios, mas estou de acordo com tal medida, ainda por cima, falamos de um caso avulso. Não transita para os próximos anos, e concordo quando o Presidente diz que era pior se aumentassem as quotas do clube. De qualquer forma, há que ter sensibilidade, pois um sócio já paga uma quantia algo elevada pelo seu lugar anual, ese relacionarmos com o PIB da região, vemos o sacríficio necessário para estar sempre presente!

Palavra final para as Modalidades Amadoras, teme pelo fim do ciclismo, o protocolo está em fase terminal e não vê com esperanças a sua renovação. O orçamento da modalidades será adequada e distribuído com vista a que nenhuma delas acabe. O futsal, aparecerá quando o Vitória tiver condições para que a modalidade seja um sucesso.

Pedro Varela

Etiquetas: ,

Publicado por mike shinoda @ 6/21/2007 01:06:00 da manhã, ,

Miljan Mrdakovic foi apresentado

Já foi apresentado o primeiro ponta de lança para a nova época Vitoriana. O primeiro homem de quem os Vitorianos esperam golos foi falado na comunicação social nacional esta segunda feira, contudo não foi mais um num rol de muitos nomes e na segunda-feira viajou para Portugal para assinar contrato.

Trata-se de Miljan Mrdakovic. Este senhor de nome bastante esquisito é de nacionalidade Sérvia e vem para Guimarães proveniente dos israelitas do Maccaibi de Tel Aviv. Tem 25 anos de idade e na temporada passada marcou 7 golos em 19 jogos realizados. Foi internacional pelo seu país nas selecções de sub-13, sub-16, sub-19 e sub-21, não se conseguindo afirmar na selecção principal.

Miljan Mrdakovic foi apresentado oficialmente como jogador Vitoriano esta Terça-Feira. Desta vez o presidente do Vitória Emílio Macedo da Silva fez-se acompanhar de Manuel Almeida uma vez que Paulo Pereira se encontra no Brasil a fazer prospecção. Perante uma plateia bem composta na sala de imprensa do D. Afonso Henriques Emílio Macedo afirmou que este um jogador em quem deposita grandes confianças e afirmou ainda que este era um jogador que já estava referenciado há bastante tempo.

O ponta de lança Sérvio apesar de ainda não ser um jogador de idade muito avançada tem já um vasto currículo de clubes na sua carreira. Começou no Partizan de Belgrado, passou pelo Gent da Bélgica, rumando depois ao seu país para representar por duas épocas o OFK Beograd, passou também pela Áustria, pelo Salzburg. Depois disso rumou ao Metalist da Ucrânia. O último Clube antes de representa o Vitória foi o Maccaibi de Tel Aviv de Israel.

Nome: Miljan Mrdakovic

Naturalidade: Nis

Nacionalidade: Sérvia

Data de nascimento: 09/05/1982 ( 25 anos )

Altura: 1,87m

Peso: 82kg

Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/20/2007 09:27:00 da tarde, ,

Rabiola no FCPorto



"A Direcção do Vitória Sport Clube chegou esta tarde a acordo com o Futebol Clube do Porto para a cedência dos direitos desportivos do passe do avançado Rabiola, assegurando ao mesmo tempo 50% dos direitos económicos em futuras transferências para qualquer clube / Sad.

De referir ainda que Rabiola continuará a fazer parte do plantel do Vitória Sport Clube durante a próxima época desportiva 2007/2008, podendo em opção continuar a representar o nosso clube na época 2008/2009."

in vitoriasc.pt


Incrível!
Simplesmente incrível!
Depois de tanto palavriado, tanta promessa, tantas palavras bonitas hipocritamente cuspidas pela direcção do Vitória, a primeira vergonha está aí, para mágoa de todos os que seguem o clube do rei.

Rabiola, a (ex) - promessa vitoriana, é agora uma promessa portista. O Vitória, esse, volta novamente a ser comido, assim como todos os que depositaram fé numa mudança aquando da eleição de Emilio Macedo da Silva. As vergonhas que acompanharam o clube da cidade-berço ao longo dos últimos anos, nomeadamente a venda precoce de jogadores formados em Guimarães, voltam a estar na ordem do dia.
Emilio Macedo da Silva continua a mostrar de uma forma bem explícita que é um homem de palavra e que está no Vitória para honrar a memória de mais de 8 décadas de luta.

Aquando da assinatura do contrato profissional de Rabiola, a 21 de Março deste ano, o presidente vitoriano afirmou que o jovem teria "todo o apoio" e que o clube "ficava mais rico com a continuidade do jovem jogador." O próprio Rabiola afirmou que era o "concretizar de um sonho. Sou vitoriano desde sempre."

Agora, 3 meses depois, as suas palavras são um pouco diferentes, e já com a camisola dos dragões vestida afirmou:
«Só vou descansar quando a puder envergar num jogo a sério. Aí terá outro sabor»

Como se não bastasse, e depois de "dar o ouro ao bandido", o Vitória ainda se dá à humilhação de fazer o restante do trabalho de formação pelo clube portista, ao garantir o empréstimo do avançado.
Os valores não são dados a conhecer ao público, mas o que é facto é que MAIS UMA VEZ, o Vitória vende o seu futuro a um clube que em conjunto com outros 2, continuam a monopolizar escandalosamente o campeonato português.

Mas não há que preocupar. Depois de o Vitória acabar a sua formação, e lhe der a experiência necessária para jogar de igual para igual com qualquer equipa, o jovem Rabiola regressará ao Porto para jogar e encantar. No Vitória...haverá mais eleições para ganhar e mais sócios para enganar.

Vitória de Primeira!

Etiquetas:

Publicado por mike shinoda @ 6/20/2007 07:46:00 da tarde, ,

Parceria interessante.


De acordo com o site do CyberCentro de Guimarães esta instituição, o CyberCentro, e o Vitória estão prestes a assinar uma espécie de acordo ou protocolo. Obviamente vai ser um acordo em que ambas as partes serão beneficiadas.

Começando pelo Vitória, são bastante animadoras as mudanças que se avizinham. O Site oficial do Vitória já por inúmeras vezes foi criticado, e a nosso ver com razão. A página Vitoriana não é de longe nem de perto condizente com a grandeza do clube. Contudo diga-se também em abono da verdade que também entre os restantes clubes Portugueses dificilmente se arranjará um site melhor. Mas vai mudar o site oficial do Vitória. Como se pode ler no referido endereço “O Cybercentro de Guimarães está a ultimar uma nova linguagem programática do site do clube, o que facilitará a colocação e acesso aos conteúdos informativos.”

Como se sabe a estação televisiva de Guimarães, a GmrTV pertence ao Cybercentro. E também a este nível a parceria trará novos serviços para os sócios do Vitória. Serão apresentadas regularmente entrevistas a elementos ligados ao clube, conferências de Imprensa, apresentação de reforços ou os golos que o Vitória marcar na Liga, entre outros focos de interesse. A titulo de curiosidade diga-se que o site oficial já apresentou um pequeno clip de vídeo da apresentação dos três reforços brasileiros que ingressaram no Vitória, assim como do mais recente reforço Miljan Mrdakovic.

Em suma, o Vitória terá um novo site que se espera mais atractivo e mais funcional com uma nova imagem, e também por outro lado a GmrTV acompanhará a par e passo o quotidiano do clube dando depois a possibilidade dos cibernautas da Cidade-Berço vislumbrarem todas as reportagens na internet no site do clube. Resta dizer que em troca o Vitória irá promover e publicitar a GmrTV assim como o Cybercentro no estádio D. Afonso Henriques.

Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/20/2007 12:20:00 da tarde, ,

Plantel 2007/2008



O Vitória continua em negociações para fechar o plantel vitoriano para a época que se aproxima, no entanto, as novidades tardam em chegar.. É natural que a calma tenha de imperar num momento de viragem como o nosso clube vive, mas parece-me a mim que a calma começa já a ser demasiada.

A partir do momento em que acabou o campeonato, a direcção do VSC disse até à exaustão que as renovações eram prioridade. Correcto.
Logo aí se criou uma novela com o extremo Brasília e o brasileiro acabou mesmo por não renovar. Claramente o primeiro grande erro na minha opinião. Ainda não temos e muito dificilmente iremos encontrar um jogador com as características de Brasília. Sem dúvida uma pena a sua saída..

As renovações continuaram a bom ritmo, mas eis que uma tendia (e tende) a não se resolver..Rissut pois claro.
As notícias que nos chegam é que uma diferença de valores tem impedido o acordo, e ao que parece, o lateral brasileiro é já praticamente uma carta fora do baralho. Novamente o poder monetário do clube como responsável por mais uma perda de peso.

Entretanto já 6 contratações acertadas: Carlitos (3 anos), Fajardo (3 anos), Luciano Amaral (1 ano+2), Márcio Martins (3 anos), Andrézinho (3 anos) e agora Miljan Mrdakovic por 3 anos também.

Em relação ao último, Miljan Mrdakovic é um avançado Sérvio, que na época passada vestiu a camisola do Tel Aviv em Israel tendo apontado sete golos em vinte e nove jogos. O jogador de 25 anos irá assinar hoje no notário o contrato que o vai ligar ao clube da cidade berço nos próximos 3 anos.

Quanto a outros nomes para reforçar o plantel vitoriano, João Alves e Maciel têm sido os mais falados, mas o rol de especulações não se fica por aqui. Ainda hoje surgiu uma situação insólita de um central Bósnio (ex FC Thun) que tinha tudo acertado com o clube, mas que de um momento para o outro deixou de interessar aos responsáveis vitorianos.

É de facto um ambiente estranho o que se vive nas hostes vitorianas, ainda para mais com tantos reforços de qualidade tão duvidosa... será assim a gestão à Milo?

Anuncia-se a compra de um autocarro no valor de 370.000 €, descartam-se Brasílias e Rissuts por falta de dinheiro, aumentam-se salários a moreno, geromel e pelé, contratam-se brasileiros ao quilo, descartam-se reforços de qualidade, apresentam-se propostas de bilhetes suplementares a 10€ em 3 jogos do campeonato..e por fim ainda se corre o risco de perder uma promessa do futebol júnior vitoriano...

Oxalá tudo isto seja uma exagero da minha parte, caso contrário o ano desportivo que se aproxima vai ser tudo menos Feliz, mesmo que se pense que o TÍTULO é hipótese..

Onde é que já vimos este filme?


PS: a tal petição já deu frutos?


Etiquetas: ,

Publicado por mike shinoda @ 6/19/2007 01:36:00 da tarde, ,

Proliga 2006/2007 - Final do Play-Off

Jogo 2 - Domingo, 17 de Junho de 2007

Pavilhão do Vitória Sport Clube -17 horas

Vitória/M Couto Alves 84 - 73 Sampaense

E ficaram a um passo do sonho...

Depois da vitória conseguida do dia anterior, este desafio era mais importante ainda para o Vitória/M Couto Alves. A pressão estava toda do lado do adversário e poderia ficar mais forte ainda...

Após o início da partida a toada do jogo foi de equilibrio. Até os 13-12... Depois o Vitória/M Couto Alves foi ganhando algum ascendente, 17-14, e acabou por finalmente atingir o final do parcial com 27-20 a seu favor. Ije Nwankwo ia fazendo mossa no ataque vitoriano e a defesa parecia querer corrigir erros do jogo anterior. Tayron Thomas começava a aparecer... No Sampaense, Carlos White com uma exibição mais apagada e Melvin Roberts a continuar na senda do dia anterior, ou seja a não ser produtivo.

O 2º período trouxe um Sampaense mais afoito. Essa atitude produziu efeitos a meio do parcial e colocou o Vitória/M Couto Alves em dificuldades na sua circulação de bola. Algum desacerto e o adversário aproveitava para vencer este período por 14-20 e assim quase empatava o marcador. Chegava-se ao descanso com o Vitória/M Couto Alves a vencer por 1 ponto, 41-40.

De novo, o regresso ao jogo após o intervalo, foi marcado por alguma desconcentração. Ambas as equipas perdiam bolas nos seus ataques e o marcador não funcionava. Finalmente o Sampaense conseguiu re-abrir as hostilidades, fez dois pontos, o que pareceu funcionar como um tónico para os lados dos vitorianos. Fizeram 8-0, cesto e 2 triplos, dando uma imagem de que desta não iriam esperar até ao final da partida para decidir. Puro engano. O adversário não queria entregar-se já e fazia pela vida, voltando a chegar-se no resultado, 49-48. Do lado dos vimaranenses voltou a aplicação e concentração. Resultado disso mesmo, o marcador a somar mais uns quantos pontos a favor dos da casa. Final do 3º parcial, vencido agora pelo Vitória/M Couto Alves por 20-14, e o marcador a registar 61-54 para os vitorianos.

Se no dia anterior nesta fase do jogo, ou seja ao entrar para o derradeiro parcial, o Vitória/M Couto Alves levava 3 pontos a seu favor, desta vez conseguia entrar nos dez minutos finais com 7 de vantagem. Seria suficiente para decidir o vencedor ? Para os de S.Paio de Gramaços isso não parecia ser obstáculo pois entraram muito determinados. Conseguiram reduzir outra vez a 1 ponto a vantagem do Vitória/M Couto Alves, mas, também mais uma vez, do lado vitoriano veio a resposta que o público que puxava pela equipa ambicionava. Com calma e frieza, especialmente de Tayron Thomas, o Vitória/M Couto Alves foi somando pontos a seu favor sem que o Sampaense conseguisse responder com iguais ganhos. Viu-se então um adversário sem outra opção que não fosse o recorrer à falta, de forma a conseguir levar os jogadores vitorianos para a linha de lance livre, esperando pelo erro desde aí, e claro o relógio não avançava tão rapidamente... Mas desde a fatídica linha os jogadores vitorianos iam fazendo pela vida e quando falhavam logo conseguiam compensar nas acções defensivas e voltar a ganhar a bola. Foi com algum desespero do banco do Sampaense que os minutos finais correram. O Vitória/M Couto Alves colocava-se com uma folga mais que suficiente para gerir e acabava por vencer este jogo com a sua maior vantagem ao longo de todo o jogo, 11 pontos. Resultado final : 84-73. Resultado deste PlayOff Final : Vitória/M Couto Alves - 2 Sampaense - 0. O 3º jogo, a realizar no sábado dia 23.Junho.2007 pelas 17 horas, será decisivo para os de S.Paio de Gramaços, que beneficiam do factor casa.

Alinharam pela equipa do Vitória/M Couto Alves :

Nº 4-Rodrigo Almeida (nj), 5-Tayron Thomas (26 pontos), 6-Nuno Pedroso (14), 7-Ricardo Pinto (3), 8-Carlos Fechas -capitão (7), 9-Pedro Tavares (2), 11-Nuno Faria (nj), 12-Pedro Silva (8), 13-Sérgio Correia (6), 14-Paulo Oliveira (nj), 16-Ricardo Correia (nj), 18-Ije Nwankwo (18).


O MVP do encontro foi Tayron Thomas, 26 pontos, 7 ressaltos, 7 assistências e 3 roubos de bola, numa exibição em que mostrou que a sua calma e confiança estão em alta, pelo que as expectativas para o terceiro jogo desta final são muitas, ( e justificadas). Do lado do Sampaense, Carlos White voltou a ser o jogador mais valioso, apesar de ter começado o jogo mais apagado. Quanto ao público presente, de novo todos entusiastas e apoiantes, desta feita com uns 50 apoiantes do Sampaense a fazer barulho, foi bonito de ver. Aqueles que só agora assistiram a um jogo desta equipa vitoriana decerto estarão arrependidos de não o terem feito mais cedo... Esta equipa merece, gosta, precisa e agradece todo o apoio que recebe vindo das bancadas. Para a deslocação a S.Paio de Gramaços o departamento de basquetebol do VSC vai disponibilizar transporte para o jogo de sábado, depois... veremos...


Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/18/2007 04:18:00 da tarde, ,

Bravo rapazes...


A equipa de Juvenis do Vitória derrotou na manhã deste Domingo a equipa lisboeta do Benfica e ascendeu ao segundo lugar da classificação, estando neste momento a dois pontos do líder da prova o Sporting. Para a semana joga-se a derradeira jornada e os Vitorianos recebem no seu terreno os leões Sportinguistas. Está tudo em aberto e em caso de vitória a equipa Vitoriana sagrar-se-á campeã nacional da categoria de Juvenis.

Falando do jogo de ontem diante dos encarnados, a vitória do Vitória foi inteiramente justa, pecando se calhar por curta. O resultado final fixou-se em 3-2 para os locais tendo os jovens da águia conseguindo reduzir já nos descontos. A qualidade do espectáculo a ser protagonizado de parte a parte foi ameaçada pelas condições climatéricas que se fizeram sentir um pouco por todo o país. A manhã “acordou” com uma chuva fortíssima que intimidaria os mais frágeis, contudo o tempo portou-se bem e durante o período de jogo a chuva não se fez sentir. A este nível há que realçar o excelente estado em que se encontrava o relvado número três do Complexo Desportivo. O Vitória marcou cedo por intermédio de Lucas, o avançado brasileiro apareceu bem na área na cobrança de um pontapé de canto e de cabeça não facilitou. Lucas esteve imparável e foi o autor dos três golos Vitorianos. Já lá vamos. Certo é que o Benfica reagiu bem ao tento apontado pelo Vitória e também num pontapé de canto conseguiu o empate. Podia pensar-se que o Vitória iria abaixo com o golo sofrido, mas puro engano. Os guerreiros Vitorianos continuaram donos e senhores do jogo comandando as operações. Sem surpresa chegaram novamente à vantagem no marcador. Novamente num pontapé de canto superiormente cobrado pelo capitão Diogo Lamelas Lucas na área não deu qualquer hipótese aos seus opositores e fez o segundo para o Vitória. O jogo chegou ao intervalo sem que a marcha no marcador se alterasse, em muito se devendo à capacidade dos miúdos Vitorianos tiveram em controlar o jogo.

Na segunda parte as coisas mudaram de figura. O Benfica que corria atrás do resultado naturalmente teve de impor o seu ritmo de jogo. Ao Vitória restava-lhe controlar as operações na defesa e tentar matar o jogo em contra-ataque ou novamente num lance de bola parada. E foi exactamente isso que aconteceu. Apesar do Benfica estar mais pressionante e mais perto da área Vitoriana, foi Vitória a marcar novamente. O ainda fresco que recentemente tinha entrado Rafa a passe de Diogo Lamelas apareceu isolado a disputar a bola com o guarda redes do Benfica e com um defesa adversário e já em esforço não consegui concretizar tendo o guarda redes do Benfica atirado para canto. Na execução do canto à maneira curta Diogo Lamelas entrou pela área dentro do Benfica e centrou certeiro para a cabeçada fulminante de Lucas. A bola foi de encontro ao guarda redes benfiquista que foi impotente para a recarga de Lucas. A Vitória já não fugiu ao Vitória. O Benfica ainda marcou em tempo de descontos mas foi insuficiente.

Adivinha-se novas emoções fortes, de Domingo a oito dias, de novo no Complexo do Vitória. Os nossos rapazes estão a uma vitória do titulo.

Nós acreditamos...

Vitória : Pizarro; Ricardo Hugo, Carlos, Gonçalo, Dinis, Cristiano, Gaspar, Diogo Lamelas, Lucas e Fausto .

Complexo bem composto:

Apesar da chuva que constantemente ameaçou cair e certamente desmobilizou muita gente foram muitos os adeptos Vitorianos que se deslocaram ao Complexo Desportivo do Vitória. Um simples acto como estacionar um automóvel revelou-se uma tarefa bastante árdua tal era a intensidade de trânsito. Já no interior das instalações do Vitória as bancadas estavam muito bem compostas; é difícil contabilizar, poderíamos sempre “atirar números para o ar” como alguns fazem, mas nunca poderíamos considerar como um facto concreto. Contudo fica a ideia, segundo alguns órgãos da comunicação social, que estariam entre duas e três mil pessoas a presenciar este encontro. Como se pode comprovar pela foto não foram só as bancadas que serviram para os adeptos vislumbrarem o futebol. Também os montes adjacentes ao relvado que fazem parte de Complexo não escaparam à multidão.

Comitiva benfiquista com mau perder:

A comitiva benfiquista que se deslocou a Guimarães ficará também na história deste encontro. Habituados a passearem por esse Portugal fora e a serem sempre bem recebidos nessas terriolas bi-clubistas quiseram armar-se em grandes na Cidade-Berço. Tiveram azar. Mas passemos a relatar os factos. Após o primeiro golo do Benfica o guarda redes da Luz sem qualquer motivo atirou-se para o relvado a queixar-se de ter sido agredido com um objecto vindo da bancada. Mas foi de tal ordem grave que o moçoilo não aguentava de dores tal o teatro que estava a fazer. Claro está os espectadores que estavam atrás da baliza ficaram irritados com esta situação. No segundo golo do Vitória o mesmo guarda redes ao tentar defender a bola caiu e ficou dentro da baliza que é junto á rede da vedação. Resultado, os adeptos Vitorianos desceram uns degraus e pontapearam o guarda redes benfiquista. Foram 4 ou 5 pontapés antes de este se levantar. E não é que ele não tinha dores desta vez e levantou-se a todo o vapor a corre para o árbitro bandeirinha e afins!?!? Ridículo. Pior só mesmo treinador dos Benfica que deu ordem aos seus rapazes que recolhessem ao banco dos suplentes, pois não havia condições para seguir com o jogo. Mais uma vez ridículo. A imagem mostra os jogadores do Benfica e o árbitro a conversar provavelmente sobre o sucedido. Foram uns longos cerca de seis minutos que as águias tentaram ser o centro das atenções. O presidente do Vitória Emílio Macedo da Silva que estava a ver o jogo juntamente com Manuel Almeida foi para a bancada tentar acalmar os associados do Vitória. Ao fim de alguns minutos os meninos do Benfica lá regressaram ao relvado, não havendo mais problemas a registar, claro está não entrando muito a fundo nos pormenores que quase todos os jogadores Benfiquistas faziam questão de ressalvar em determinados períodos do encontro. O dedo médio andava sempre em riste, vá-se lá saber porquê. Há que saber compreender os meninos do Benfica. Habituados a ver o Benfica ser apregoado como grande na TV, habituados a seres os reis da festa em muitas localidades de Portugal, chegam à Cidade-Berço e vêm uma realidade completamente diferente onde o Benfica não passa de mais um adversário a ultrapassar. Deve custar um bocado sentirem-se à parte. Já ouviram falar que no panorama futebolístico Nacional Guimarães é um mundo à parte?

Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/18/2007 04:10:00 da tarde, ,


Proliga 2006/2007 - Final do Play-Off

Jogo 1 - Sábado, 16 de Junho de 2007

Pavilhão do Vitória Sport Clube -17 horas

Vitória/M Couto Alves 79 - 70 Sampaense

Determinados e conquistadores...

O Vitória/M Couto Alves foi uma equipa ciente das dificuldades que iria encontrar e mostrou porque terminou a Fase Regular no cimo da classificação.

O Sampaense entrou melhor no jogo e conseguiu fazer 0-5. Respondeu o Vitória/M Couto Alves com 7-0. Estava dado o mote para este desafio. Momentos bons logo seguidos por momentos menos bons de parte a parte. Dentro deste equilíbrio chegou-se ao final do 1º período com o Sampaense a liderar por 14-16. Ficava também na retina a exibição de Carlos White, pois tinha ajudado a sua equipa com 10 pontos e 8 ressaltos, (isto só nos dez minutos iniciais). Negativo para o Vitória/M Couto Alves a saída prematura de Sérgio Correia, logo aos 22 segundos, por ter "chocado" com o cotovelo de um adversário abrindo o lábio inferior e ficando com um dente a abanar. Adivinhavam-se dificuldades para os locais.

No 2º parcial foi o Vitória/M Couto Alves a entrar melhor na contenda. Atingidos os 22-18 para os da casa, e o jogo volta a dar mais uma vez a volta com o Sampaense a re-colocar-se na frente, 24-25. Com o marcador a oscilar entre uma e outra equipa chegava-se ao intervalo com os vimaranenses a liderar, 34-31.

O regresso dos balneários por vezes traz também alguma desconcentração. Parecia que desta feita isso seria repetido pelos jogadores vitorianos. O Sampaense volta a passar para o comando do marcador, 34-37... Mas desta feita teve uma resposta à altura e os pupilos de Fernando Sá voltavam a mandar nos acontecimentos, 43-39. Foram uns momentos de mais acerto defensivo e no final deste 3º período o marcador voltava a tender ligeiramente para o Vitória/M Couto Alves, 52-49. No Sampaense Carlos White continuava a fazer as despesas da sua equipa, 23 pontos e 18 ressaltos... No Vitória/M Couto Alves, Tayron Thomas também fazia pela vida com 22 pontos, 5 ressaltos e 3 roubos de bola. Fernando Sá ajudou, utilizando Sérgio Correia nos últimos cinco minutos... E que arma secreta... Entrando em jogo muito determinado, este jogador vitoriano foi eficaz em todos os aspectos, converteu da linha de lance livre, de dois pontos e triplos foram dois, ou seja fez 11 pontos.

Tres pontos a separar as equipas e dez minutos para decidir o vencedor. Cedo o Vitória/M Couto Alves mostrou que determinação era coisa que não faltava e que estavam a jogar em casa, querendo como tal ser conquistadores. Foi com muita aplicação, concentração defensiva e acerto no ataque que os vitorianos foram levando "a água ao seu moinho". Ije Nwankwo começou a fazer a diferença no jogo interior, onde ou convertia ou sofria falta, sendo depois eficaz da linha de lance livre. O canto do cisne para os de S.Paio de Gramaços ocorreu quando, apesar de terem conseguido passar para a frente no resultado, 61-64, Carlos Fechas converte um triplo e volta a colocar tudo empatado. Este triplo teve um efeito motivador para os da casa e colocava na mente dos atletas do Sampaense a sensação de estarem a lutar contra moinhos de vento. O Vitória/M Couto Alves aproveitou a "brisa e foi de velas defraldadas" que foram somando pontos no marcador. A vantagem ia sendo ampliada até uns mais tranquilizadores 72-64. Depois seguiu-se uma gestão tempo/marcador muito eficiente. Pelos vimaranenses corria já a sensação de que este primeiro jogo desta final estava controlado, apesar de o Sampaense ter tentado tudo até ao final. Venceu a equipa mais... Equipa, pois mostrou mais entrosamento e muito melhor atitude defensiva. Este período final foi favorável ao Vitória/M Couto Alves por 27-21, com o marcador a apontar 79-70 como resultado final.

Alinharam pela equipa do Vitória/M Couto Alves :

Nº 4-Rodrigo Almeida (nj), 5-Tayron Thomas (28 pontos), 6-Nuno Pedroso (1), 7-Ricardo Pinto (0), 8-Carlos Fechas -capitão (5), 9-Pedro Tavares (6), 11-Nuno Faria (nj), 12-Pedro Silva (8), 13-Sérgio Correia (15), 14-Paulo Oliveira (nj), 16-Ricardo Correia (nj), 18-Ije Nwankwo (16).

Do lado do Sampaense, Carlos White terminava como MVP do desafio, 25 pontos e 20 ressaltos, enquanto do lado vitoriano o MVP da equipa, Tayron Thomas, conseguia 28 pontos e 8 ressaltos. Começa melhor esta final o Vitória/M Couto Alves, tendo amanhã Domingo de voltar a receber o Sampaense, de novo no Pavilhão do VSC pelas 17 horas. Quanto ao público presente, talvez entre 600-700 pessoas, voltaram a ser entusiastas e apoiantes, o que esta equipa gosta, precisa e agradece.

Uma nota final para a entrega, no intervalo do jogo, das faixas de vencedoras da Taça Nacional às atletas juniores femininas do basquetebol do VSC . Para este acto e também para apoiar a equipa sénior esteve no pavilhão o Presidente do Clube, o Sr. Emílio Macedo da Silva.

Amanhã não esqueça... 17 horas... Pavilhão do VSC... Jogo 2 desta final ! Apareça e traga alguém consigo...

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/17/2007 09:57:00 da manhã, ,

Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting