
9 de Março de 2007
Pavilhão do Vitória Sport Clube
23ª jornada / Proliga-Fase Regular
Depois de ter realizado um jogo intenso na passada quarta-feira, contra o Cab Madeira para a Taça, o Vitória/M Couto Alves tinha pela frente uma equipa que poderia ser o adversário ideal para retomar o caminho vitorioso até aos "play-off". Só que os jogos não se ganham antecipadamente, (a lição de Vila Real parece que foi aprendida), pelo que os jogadores vitorianos não entraram com vontade de facilitar as coisas e começaram desde cedo a mandar no jogo. Aplicação e concentração foram o mote no arranque deste desafio, não espantando o evoluir do marcador, 8-0, 8-5 e de seguida uma cavalgada até os 23-5. Descomprimiram um pouco, começavam a aparecer os efeitos do jogo da Taça, e o Vila Pouca aproveitou para responder e colocar o resultado em 23-12, marca com que se atingia o final do 1º parcial.
Criada que foi uma "zona de segurança" no marcador, o Vitória/M Couto Alves foi para o 2º período com as cautelas necessárias a um desenrolar de jogo sem surpresas. Controlando sempre a marcha do marcador, 28-14, 31-19 e 35-23, chegava-se ao intervalo com 10 pontos de vantagem, 37-27, resultado algo escasso mas atendendo a tudo o que passou nesta semana, parecia ser margem suficiente para gerir. Do lado vitoriano, o capitão Carlos Fechas não participava neste jogo, tal como já havia acontecido no jogo da Taça, pois está a recuperar de uma lesão e Ije Nwankwo devido a um problema num pé também ficava de fora, de forma a não ver agravada a sua situação. Do lado adversário não parecia existir muito perigo e a motivação estava algo em baixo.
O 3º período foi um reflexo do anterior. O Vitória/M Couto Alves geria a diferença, conseguia rodar jogadores controlando o esforço do colectivo, e mantinha o Vila Pouca a uma distancia pontual que nunca foi demasiado preocupante para aquele que era o objectivo principal : a vitória deste desafio. Foi um parcial, 10-11, de fraco basquetebol mas que servia os interesses vitorianos.
Quando se iniciou o 4º período e o marcador assinalava 47-38, marca com que se tinha finalizado o parcial anterior, podia pensar-se que o Vila Pouca iria tentar num último esforço lutar para equilibrar resultado e provocar alguns "amargos de boca" ao Vitória/M Couto Alves. Podia pensar-se e certamente foi o que pensaram os atletas vitorianos, pois entraram com tanta determinação, tal como no início da partida, que os adversários nem souberam o que lhes estava a acontecer... Quando olharam para o marcador já ele registava 56-38, tinham acabado de sofrer 9-0 e com isto o Vitória/M Couto Alves garantia que nada de anormal poderia acontecer aos desejos de somar mais uma vitória. Após este recomeço forte, os jogadores de Fernando Sá voltaram a um ritmo mais pausado, permitindo que o Vila Pouca fosse recuperando alguns pontos desta diferença. No final, com todos os jogadores disponíveis a participar neste jogo, o Vitória/M Couto Alves vencia por 65-56 e somava mais dois pontos mantendo a pressão sobre o Sampaense que lidera a classificação da ProLiga, mas com mais um jogo realizado pois ainda não cumpriu a sua jornada de descanso.
Na jornada seguinte o Vitória/M Couto Alves vai deslocar-se a Coimbra para defrontar a Académica local, jogo a realizar-se no dia 17 de Março pelas 15 horas.
Etiquetas: basquetebol
Publicado por Bruno José Ferreira @ 3/10/2007 11:54:00 da manhã,