Photobucket - Video and Image Hosting


Proliga 2006/2007 - Meia Final do Play-Off

Jogo 1 - Sábado, 26 de Maio de 2007

Pavilhão do Vitória Sport Clube -17 horas

Vitória/M Couto Alves 79 - 89 Esgueira

Factor casa não foi relevante...

O Vitória/M Couto Alves foi uma equipa nervosa e com alguma dificuldade em fazer a seu jogo. Por outro lado o Esgueira foi sendo sempre mais consistente e eficaz e muito mais apoiada, apesar de jogar fora a sua claque era bem mais interventiva...

Um primeiro período sempre muito disputado, com ambas as equipas a mostrar que esta eliminatória seria bem renhida. Resultado no final deste parcial, 21-20 favorável ao Vitória/M Couto Alves.

Segundo período de dez minutos e de novo o equilibrio entre duas equipas que se respeitam e de certa forma se temem. O Esgueira mais solto, fazia circular a bola até encontrar uma solução para finalizar, o que normalmente conseguia sem grande oposição. O Vitória/M Couto Alves não conseguia defender como sabe e no ataque por vezes as suas soluções não se revelavam as mais correctas. Intervalo com o marcador a pender ligeiramente para os forasteiros, 42-45.

Regressados do intervalo, talvez porque as palavras do treinador, Fernando Sá, ainda estariam a ecoar nos seus ouvidos, os vitorianos foram nesta fase inicial do período uma equipa mais forte. Conseguiam recuperar e até afastar-se no marcador, em virtude de uma defesa muito coesa e mais soluções no ataque. Foi mandando durante largos minutos deste parcial o Vitória/M Couto Alves mas o adversário não baixava os braços e perto do final o Esgueira conseguia repor a igualdade no marcador, 61-61.

Partia-se para o último período de dez minutos com tudo como começara e na manteve-se nesse ponto até se atingirem os 70-70... Bem depois um dos senhores de apito na boca quis ganhar dar um concerto e tocou a marcha fúnebre para os da casa. Descobrindo uma falta intencional a Ije Nwankwo, numa jogada em que o adversário é que se esbarrou nele, caindo claro... Foi aqui que o Esgueira conseguiu dar a partida para uma corrida sem retorno e ganhar vantagem no marcador. Beneficiando do nervosismo que entretanto se instalou no seio da equipa vimaranense e de mais uma ou outra decisão menos acertada da dupla de cinzento, o Esgueira foi ganhando mais confiança com os últimos 5 minutos em que a sensação de derrota se foi instalando nas hostes vitorianas. Ficava a sensação de impotência perante algumas decisões mais polémicas da dupla de arbitragem, mas a exibição do colectivo também não fora a mais conseguida. Resultado final 79-89 e entrada com o pé esquerdo, nesta eliminatória, para os lados do Vitória/M Couto Alves.

Alinharam pela equipa do Vitória/M Couto Alves :

Nº 4-Rodrigo Almeida (nj), 5-Tayron Thomas (24 pontos), 6-Nuno Pedroso (3), 7-Ricardo Pinto (nj), 8-Carlos Fechas -capitão (6), 9-Pedro Tavares (0), 11-Nuno Faria (3), 12-Pedro Silva (11), 13-Sérgio Correia (8), 14-Paulo Oliveira (nj), 16-Ricardo Correia (nj), 18-Ije Nwankwo (24).

Ter a obrigação de vencer foi talvez o pior sentimento para os atletas do Vitória/M Couto Alves. Não se mostraram seguros, pelo que Fernando Sá terá de repensar processos para alterar o rumo dos acontecimentos e empatar esta meia-final no jogo 2.



Proliga 2006/2007 - Meia Final do Play-Off

Jogo 2 - Domingo, 27 de Maio de 2007

Pavilhão do Vitória Sport Clube -17 horas

Vitória/M Couto Alves 87 - 64 Esgueira

Vestidos de preto, fizeram a vida negra ao Esgueira !

A resposta a uma situação complicada foi a mais segura que se poderia pedir a uma equipa que poderia estar a jogar sobre brasas. Este segundo jogo trazia mais responsabilidade aos pupilos de Fernando Sá pois em caso de nova derrota a situação ficaria muito complicada. Foram seguros e confiantes, mostrando o que foram durante a fase regular desta competição, uma equipa com muitas soluções e capaz de praticar um basquetebol com muito sentido colectivo. Fernando Sá afirma : É a defender que se começam a ganhar os jogos ! Este jogo provou a razão do treinador...

Equilibrio até os 10-10 no início, para depois os pupilos de Fernando Sá conseguirem marcar a diferença. Dispararam até os 18-10, mas depois relaxaram um pouco. Aproveitou o Esgueira para tentar aproximar-se e conseguiu ir para os dois minutos de descanso com uma diferença mínima, 20-18.

Entraram de novo muito confiantes neste segundo período os atletas do Vitória/M Couto Alves. Voltaram a ser uma muralha na defesa, com os adversários a serem forçados a cometer erros, os da casa iam ampliando os resultados, 25-18, 29-20 chegando até uns seguros e motivantes 40-24. O acerto de uns era o descontrole de outros. O Esgueira não conseguia ter em Daniel Félix a sua referência, no jogo anterior a sua conta pessoal chegara aos 32 pontos, muito pela acção de Ricardo Pinto que conseguia fazer uma marcação que tinha tanto de cerrada como de acertada. As escolhas de Fernando Sá, quer nas soluções quer nos seus intervenientes, resultavam em campo e o adversário parecia aturdido com a postura do Vitória/M Couto Alves. Os vimaranenses conseguiam marcar 24 pontos e só sofriam 7 (??). Chegava-se ao descanso que separa as duas metades do jogo, com o marcador a marcar uma diferença de 18 pontos a favor dos vitorianos, 43-25. Confortável...

Talvez porque era efectivamente confortável esse resultado, os atletas do Vitória/M Couto Alves entraram apáticos e desconcentrados no regresso dos balneários. Aproveitou o adversário para tentar uma recuperação. Fernando Sá, sempre atento, solicitou um desconto de tempo e nesse minuto chamou à razão os seus jogadores. Era necessário continuar a jogar como fizeram até chegar o intervalo, de forma a não permitir que o Esgueira re-entrasse no jogo. O factor experiência da equipa adversária, já jogam juntos à muitos anos e são velhas raposas desta e de outras competições, poderia virar o jogo. Poderia se do lado do Vitória/M Couto Alves não estivesse uma equipa, jovem é certo mas, muito consciente do que quer e isso passa por seguir em frente nesta prova. Mesmo assim o Esgueira venceu este parcial por 19-28, reduzindo a vantagem dos vimaranenses.


Quarto e último parcial com o Vitória/M Couto Alves a ter de voltar à sua muralha defensiva, que tão bons resultados dera no segundo período, conseguindo assim dificultar a circulação de bola do adversário, que por vezes parecia não encontrar linhas de passe. Ôs jogadores vitorianos foram de novo fortes e certeiros no ataque. Venceram este parcial por 24-11, tendo terminado o jogo com um triplo de Carlos Fechas e um afundanço de Sérgio Correia. O Esgueira já se apresentava esfrangalhado e de braços algo caídos. Resultado final : 87-64 . Estava reposta a igualdade na eliminatória e os dois jogos em Esgueira assegurados... A continuar a jogar como jogou neste Domingo veremos se o quinto jogo irá realizar-se em Guimarães daqui a quinze dias...

Alinharam pela equipa do Vitória/M Couto Alves :

Nº 4-Rodrigo Almeida (nj), 5-Tayron Thomas (21 pontos), 6-Nuno Pedroso (10), 7-Ricardo Pinto (4), 8-Carlos Fechas -capitão (9), 9-Pedro Tavares (4), 11-Nuno Faria (nj), 12-Pedro Silva (13), 13-Sérgio Correia (6), 14-Paulo Oliveira (nj), 16-Ricardo Correia (nj), 18-Ije Nwankwo (20).

Fortes e seguros, será a imagem que neste jogo deixaram os jogadores do Vitória/M Couto Alves. Ije Nwankwo, MVP da partida, Tayron Thomas, Pedro Silva, Nuno Pedroso e Carlos Fechas a transpirar confiança. Ricardo Pinto, a surpresa de Fernando Sá no cinco inicial, foi a pedra de toque para anular a confiança de um Esgueira que pensava poder sair de Guimarães com 0-2. Veremos que outras surpresas este Vitória/M Couto Alves reserva para os dois jogos em Esgueira já no próximo fim de semana, sábado e domingo pelas 18 horas.

O departamento de basquetebol do Vitória/M Couto Alves está a equacionar o transporte de apoiantes para estes dois jogos. Brevemente serão dadas indicações de como se inscrever e reservar o seu lugar nos autocarros que estarão disponíveis para o efeito.


JacPac

Etiquetas:

Publicado por Bruno José Ferreira @ 5/29/2007 04:24:00 da tarde,

0 Vitorianos disseram que...

Enviar um comentário

<< Página Principal

Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting