
Jogo 3 - Sábado, 2 de Junho de 2007
Pavilhão do Esgueira -18 horas
Esgueira 70 - 79 Vitória/M Couto Alves
Este terceiro jogo era de particular importância para as duas equipas. Vencer seria colocar a pressão no lado oposto para o quarto jogo. Sabendo desta relevância foi com particular cuidado que Fernando Sá preparou este embate.
No entanto, o Vitória/M Couto Alves entrou com excessiva confiança e com isto o Esgueira aproveitou para se distanciar logo no início, 9-2. Fernando Sá, vendo que dentro das quatro linhas, tinha uma equipa que ameaçava entrar em colapso demasiado cedo, pediu um desconto de tempo e procurou colocar ordem nas tropas... Regressam ao jogo mais concentrados e reduzem para 9-6. O adversário sente o perigo e volta à carga, 13-6. Por esta altura os jogadores do Vitória/M Couto Alves viram que tinham de inverter esta tendência e defendendo como mandava o seu treinador, fizeram um parcial de 0-14 até ao final destes dez minutos iniciais. 13-20 e o público vitoriano que se deslocara a Esgueira delirava com esta recuperação, especialmente motivados pelo triplo conseguido em cima do último segundo por Ricardo Pinto, (com um lançamento desde o meio campo...)
Apesar de abrir o 2º período com um triplo, o Vitória/M Couto Alves não foi a mesma equipa que demonstrara ser nos últimos minutos do período anterior. Pareciam nervosos, mesmo com o marcador em 18-25 a seu favor... O Esgueira, empurrado pelo apoio do seu público muito ruidoso e apoiante, foi uma equipa eficaz e respondeu ao Vitória/M Couto Alves com um parcial de... 14-0. Nesta altura passava o marcador a pender para os da casa por 36-29. Os vimaranenses, vando que não podiam deixar o seu adversário escapar-se, reagiram e... 0-7 na resposta, colocando o marcador numa igualdade a 36 pontos, marca esta que iria registar-se ao intervalo. Esta alternância no resultado, e nas exibições deixavam antever uma segunda parte do jogo cheia de bom basquetebol. Felizes aqueles que podiam seguir este desafio ao vivo.
Quatro pontos não é grande vantagem, especialmente contra uma equipa como esta do Esgueira que tem vários jogadores capazes de conseguir lançamentos triplos, pelo que cientes deste perigo os atletas vitorianos tiveram a frieza necessária para alargar esta vantagem para 11 pontos. Mais uma vez a defesa era a chave do problema, mas claro que eficácia no ataque também ajudou... Foi com uma vantagem, que oscilou entre os dez e os doze pontos, que o Vitória/M Couto Alves foi deixando passar os minutos. Com muita tranquilidade e segurança, nunca deixaram o adversário chegar-se de forma perigosa e foram convertendo contra ataques e lançamentos da linha de lance livre, com a certeza que esta seria uma vitória merecidamente sua ! Na retina ficou um afundanço de Tayron Thomas, com um salto fenomenal a finalizar mais um contra ataque, e que levou mais uma vez ao delírio os cerca de 50 apoiantes vitorianos que seguiram esta equipa. Esta terá até sido a jogada que mais marcou, negativamente, o Esgueira pois sentiram ali a vontade e querer do colectivo vitoriano. Final da partida : 70-79. Resultado desta meia-final : Vitória/M Couto Alves 2- 1 Esgueira
Nº 4-Rodrigo Almeida (nj), 5-Tayron Thomas (28 pontos), 6-Nuno Pedroso (10), 7-Ricardo Pinto (3), 8-Carlos Fechas -capitão (10), 9-Pedro Tavares (nj), 11-Nuno Faria (nj), 12-Pedro Silva (6), 13-Sérgio Correia (9), 14-Paulo Oliveira (nj), 16-Ricardo Correia (nj), 18-Ije Nwankwo (13).
MVP do desafio : Tayron Thomas.O entusiasmo e aplicação de todos os intervenientes no jogo do lado vitoriano leva a pensar que amanhã, domingo no jogo nº 4 desta meia-final, tudo poderá ficar resolvido. Bonito ver os miúdos dos minis do Esgueira em acção sempre que o jogo parava, também animado o ambiente no pavilhão com bastante apoio para ambos os lados, isto num jogo sem vencedor anunciado e com incerteza no marcador quase até ao final. No jogo seguinte pede-se mais do mesmo... Será também bonito de certeza !
JacPac
Etiquetas: basquetebol
Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/03/2007 12:56:00 da manhã,