Photobucket - Video and Image Hosting



E neste terceiro texto continuo na temática financeira do Vitória. Todos sabemos que o mais normal do adepto de futebol é pensar única e exclusivamente na vitória do seu clube, na conquista das vitórias jogo após jogo, no atingir dos objectivos desportivos da época. Mas cada vez mais, os clubes caminham, e parece-me quase inevitável, para a empresarialização. Ou seja, a criação de um modelo organizativo, económico-financeiro e desportivo centrado no sócio e assente na eficiência da gestão. Basicamente, é fulcral juntar as finanças e o plano desportivo, num objectivo comum. E compreendo que para muitos, isso acabe por desvirtuar a essência do jogo em si! O Vitória tem usado o seu site oficial como um excelente meio comunicação com os sócios, e voltou a fazê-lo para apresentar o orçamento para a nova época. Apesar de não ser uma SAD, esta direcção decidiu apresentar como será gerido o dinheiro do clube na próxima temporada. A continuação do texto retira algumas ideias sobre a leitura dos dados apresentados.

Um orçamento não são apenas números. São apresentadas logo no seu início as ideias base para a nova época, das quais destaco: gestão profissionalizada servindo de suporte às decisões de topo, estratégia ambiciosa e dinâmica no Marketing fomentando a ligação com as empresas da região, criação do museu Vitória, do jornal “Vitória”, da marca “Vitória” e da rentabilização dos espaços vazios do seu estádio. Dos números propriamente apresentados, começo por realçar o aumento em quase 45% do total dos proveitos. Umas da mais importantes rubricas do exercício, e que aumenta a partir da Televisão e da Publicidade. Aquilo que todos sabem, e parecem assobiar para o “ar”. O futebol português não sobrevive sem estes dois meios, e daí a sua posição previligiada na orgânica nacional desportiva. Depois destaco, que os Custos com Pessoal, desde jogadores a administrativos, não chega a representar 50% dos proveitos totais, ou seja, o Vitória apresenta um dos mais baixos rácios, o que é óptimo. Obviamente, normalmente a qualidade dos jogadores está relacionada com os seus vencimentos. Mas não se pode fazer vida de filho rico, com “pai” pobre. A título de exemplo, o Porto, que tem o maior rácio da superliga, no ano anterior ao que terminou (último estudo conhecido) apresentou um rácio de 127%!!! Mas lá vão conquistando títulos para calar algumas bocas adversas. Depois há uma quantidade rubricas díficeis de perceber se são elevadas ou não, parecem-me controladas, dado não se conhecer a actividade por dentro do clube. Rubricas essas denominadas por FSE, onde incluímos água, electricidade, gás, comunicação, honorários e etc. Para terminar, a leitura dos números, termino com os Custos Financeiros que são elevados, qualquer coisa como 463.000 €, que proveêm de empréstimos de elevadas quantias, contraídas em tempos de vacas magras e que foram muito mal utilizados pelas direcções anteriores. Serviram para tudo, menos para ajudar o clube.

O que me parece mais importante de realçar, e concordando-se ou não com algumas das medidas desportivas desta direcção, e que ainda são poucas, é que é evidente que há uma tentativa de devolver o clube aos adeptos. De lhes dar a conhecer a verdadeira situação do mesmo. Só assim, os Vitorianos poderão avalizar qualquer direcção, juntando-lhes a isso, o factor desportivo que se impõe que cada vez seja maior. Os adeptos conhecem bem os jogadores, são treinadores de bancada todas as semanas, e ao mesmo tempo são capazes de julgar, utilizando estes mecanismos, e perceber qual o rumo que o clube financeiramente está a seguir. E no final do ano, cá estaremos para medir se o que é prometido foi cumprido, porque só assim faz sentido apoiar as direcções que estão à frente dos destinos de um clube como o Vitória.

Pedro Varela

Etiquetas: ,

Publicado por Bruno José Ferreira @ 6/28/2007 08:55:00 da tarde,

1 Vitorianos disseram que...

At 12:07 da tarde, junho 29, 2007, Anonymous Anónimo disse...

No geral estou de acordo com a tua analise, e penso que a disponibilização do orçamento através do site foi uma medida importante, mas esperemos que o mesmo aconteça na próxima época para que possamos analisar a evolução das coisas.

abraço

 

Enviar um comentário

<< Página Principal

Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting