O Vitória soma e segue nesta pré-época e conta já com 4 jogos feitos, todos com resultados positivos. Este fim de semana os clubes que se seguem são o Trofense e o Leixões, na sexta e no sábado respectivamente. É sobre este último jogo que escrevo, porque realmente há algo que me está a escapar...a mim e a todos os vitorianos.
O LeixõesSC, clube mais representativo da cidade de Matosinhos foi a par do Rio Ave, o clube com que o Vitória teve de lutar "taco a taco", para garantir a promoção à BWin. Desde cedo que tanto nós como eles fomos apontados como candidatos à subida, mas contrariando todas as expectativas, os "bébés" tiveram um campeonato bem mais regular que o nosso.
Apesar de haver já algumas histórias de violência entre vitorianos e leixonenses, os clubes estiveram na maior parte do seu percurso histórico distanciados pela diferença dos campeonatos que disputavam. No entanto, o Vitória ao caír no inferno que foi a Liga de Honra, veio invadir um espaço que o Leixões considerava seu, e as relações entre as duas massas associativas estreitaram-se desde cedo...mais propriamente desde a primeira jornada.
Na altura, catalogaram a fantástica e ímpar "Marcha Branca" realizada na Póvoa do Varzim como um atentado ao civismo e até nos chamaram de hooligans...no mínimo irónico se olharmos para o que aconteceu no famoso Leixões - Vitória.
Os vitorianos, apesar de repetidas ameaças por parte dos adeptos leixonenses, deslocaram-se em bom número e viram o Vitória do nosso coração ganhar por uns merecidos 2-0.
Se durante o jogo foram alvo de arremesso de objectos estranhos num estádio de futebol por parte dos adeptos locais, já na estrada viram as camionetas em que deslocavam serem apedrejadas cobardemente por um número considerável de leixonenses que depressa se preocuparam em fugir à resposta vitoriana.
Já na recta final, o Vitória tinha pela frente um jogo fora contra o Trofense, e na altura os dois clubes requisitaram à Liga a mudança de Estádio, da Trofa para a Póvoa do Varzim, para que o espectáculo fosse beneficiado e o clube vizinho pudesse ter um maior encaixe financeiro.
A liga, numa atitude inédita pediu a opinião a todos os clubes da Liga Vitalis e todos eles acederam ao pedido excepto Leixões e Feirense.
Apesar de já todos termos assistido a um qualquer Estoril-Benfica no estádio do ALGARVE (?!?), a liga tomou a atitude incrível de dar à votação aos restantes clubes uma questão que não inflingia qualquer golpe na tão falada "Verdade Desportiva".
O clube de Matosinhos, obviamente tomou um partido que era já esperado e recusou a mudança de estádio, porque segundo ele, não havia razão relevante para mudar o recinto de jogo, para além da monetária.
*Fixem isto*
No inicio desta pré-época, foi prontamente anunciado que o Vitória iria fazer um jogo treino com o Leixões, sendo o mesmo realizado no "Estádio" do Mar.
Agora perguntámos:
Porquê?Até ao momento ainda não conseguimos descobrir.
Um clube que "roubou" escandalosamente os vitorianos no preço dos ingressos do jogo, num estádio sem condições, cujos sócios (e infiltrados, diga-se) arremessaram objectos em direcção à nossa "curva" e ainda tentaram fazer estragos já na estrada, escondidinhos nos viadutos.
Um clube que faltou à verdade quando disse que Vitor Magalhães tinha pedido desculpa pelos incidentes ocorridos durante o jogo, quando tal foi prontamente desmentido pelo mesmo.
Um clube que recusou o pedido da mudança de estádio acima referido, mostrando a sua falta de respeito e compreensão pela nossa entidade e pelos nossos sócios.